o escafandrista do cercadinho

André Siqueira, Gabriela Luíza e Luciano Faria

Curta-metragem
"O Escafandrista do Cercadinho"

 

As imagens são chocantes. o lunático voltou a aparecer pelas bandas do cercadinho. A lenda do escafandrista voltou a perturbar a região oeste da cidade. A população está curiosa. Há anos ele aparece sem dar explicações, sempre na metade exata do mês.  Testemunhas já disseram que viram mais de um como ele, mas não se pode confirmar. Todos temem a situação e já se preparam para a data. Exatamente na metade do mês. Apenas nas horas do dia em que não está nem calor demais nem frio demais.

 

Clique na imagem ao lado para assistir ao filme e depois confira, abaixo, cenas adicionais do processo.

1/7

Video: conversa com geólogo Giancarlo Lopes sobre o alto curso do Cercadinho

Dentro do grupo “Nascentes e matas” produzimos um curta-metragem com a lenda do “Escafandrista do Cercadinho”, personagem que representa o medidor de qualidade da água que aparece na beira dos córregos Cercadinho e Ponte Queimada todo meio de mês, no início ou fim do dia. O roteiro abriu possibilidades de encontro com os moradores que fabularam conosco a partir da lenda do Escafadrista, e também nos levou à diversos lugares da bacia hidrográfica do Cercadinho, desde suas as nascentes e matas. Da Estação Ecológica Cercadinho, passando pelo ponto de captação de água da Copasa às obras de drenagem e matas ciliares densas, registramos um conjunto de imagens do escafandrista. 

 

Reunimos aqui imagens do nosso processo de pesquisa e de produção. O curta é composto por retratos de paisagens da região, cenas com moradores e participantes da equipe. Especialistas, técnicos e cientistas contribuíram com o desvendamento da lenda do Escafandrista, por meio de encontros virtuais. O elenco convocado por chamada pública virtual reúne moradores locais e a estreia aconteceu na casa da moradora Maria dos Santos Almeida, com participação especial das crianças, exibição on line e debate com elenco e convidados.